Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal em Pernambuco | (81) 3421.2608

Sintrajuf-PE presta condolências pelo falecimento de Tarcísio Pereira, da Livro 7

Por: Mayara Moreira em 26/01/2021

O Sintrajuf-PE presta suas homenagens e condolências pelo falecimento de Tarcísio Pereira, livreiro e fundador da Livro 7. Pai de Joana Carolina Lins Pereira, juíza auxiliar da presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e coordenadora do projeto do TRFMED, Tarcísio era um dos maiores promotores da cultura e literatura em Pernambuco.

O livreiro faleceu na noite da última segunda-feira (26), aos 73 anos, vítima de complicações da COVID-19. Ele deixa a esposa, quatro filhos e cinco netos.

Tarcísio Pereira fundou a Livro 7, maior livraria nacional em tamanho e exemplares (60 mil), reconhecida pelo Guinness Book. Inaugurada em 27 de julho de 1970, como um pequeno espaço de 20m² administrado pelo livreiro, se tornou um marco para Pernambuco, chegando a ter 1.200m².

O estabelecimento funcionou até 2000, abrigando lançamento de livros, seminários e encontros literários. Recebendo a presença de grandes nomes como Osman Lins, Gilberto Freyre, Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar e Eduardo Galeano.

O modelo adotado por Tarcísio na época é o que conhecemos hoje nas livrarias, de livre trânsito entre as prateleiras, com restaurante e poltronas para leituras, algo que na época impulsionou a Livro 7. No início dos anos 1990, inclusive, ele foi congratulado pela Academia Brasileira de Letras com o Mérito Cultural pela Divulgação da Literatura. A livraria chegou a abrir filiais em Alagoas, Paraíba e Ceará.

Com informações do Diário de Pernambuco