Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal em Pernambuco | (81) 3421.2608

Primeira vacinada em PE se diz cansada do negacionismo na pandemia

Por: Sintrajuf em 19/01/2021

“Coração agora está tranquilo e aliviado. A esperança nunca morre, né? Dias melhores virão, com certeza”. Esse foi o sentimento da técnica de enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, ao receber a primeira dose da vacina contra a COVID-19 no Recife. Ela foi a primeira pessoa a receber o imunizante em Pernambuco, na noite da última segunda-feira (18).

Trabalhando há 30 anos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Recife, Perpétua aguarda a aposentadoria para poder tocar um outro sonho pessoal: concluir o curso de direito, mas se diz cansada de ver ainda negacionismo em torno da pandemia.

“Parece que as pessoas não aceitam a realidade. É questão de informação. Nós [profissionais de saúde] ficamos com sentimento de decepção. E cansados de tanto divulgar para as pessoas tomarem precauções”, contou em entrevista ao UOL, enquanto se preparava para iniciar mais uma jornada de trabalho no HUOC. “Agora existe a necessidade de aceitarem a vacina, para dar um pouco de esperança para a gente. Para ver se conseguimos voltar a ter uma vida normal”, acrescentou.

Perpétua entrou para a equipe do Oswaldo Cruz em 1º de agosto de 1990. Desde então, são 25 anos dedicados exclusivamente ao trabalho na UTI adulta de infectologia. Ela ainda se lembra da chegada dos primeiros casos ao hospital, que foi um dos primeiros locais de referência no tratamento da covid em Pernambuco: “A gente ficava em desespero para que tudo desse certo. A angústia era muito grande”.

Casada e mãe de duas filhas, já adultas, a técnica de enfermagem perdeu amigos para o Coronavírus. E assegurou: a família vai se vacinar assim como ela. “Vão sim, com certeza, quando chegar a hora”, garantiu. Apesar do início da vacinação, os estado estão em alerta sobre a continuidade da campanha por incerteza no fornecimento de insumos.

Leia matéria completa aqui

Fonte: UOL